Vivo ultrapassa Claro em velocidade 4G

Depois de muitos meses com a coroa de maior velocidade de internet 4G a Claro passou o reinado para a Vivo, é o que aponta o estudo divulgado pela OpenSignal, empresa britânica de análise do mercado de telefonia móvel. Entre 15/10/2015 e 15/01/2016 foram coletados dados de mais de 58 mil usuários de smartphones no Brasil, pelos quais foi possível analisar a performance de cada operadora.

Cobertura 4G (% de tempo com conexão disponível)

Ao analisar a porcentagem de tempo na qual os usuários dispões de conexões 4G, Claro, Vivo e TIM aparecem praticamente empatadas. As três proporcionaram disponibilidade de 4G aos usuários que variam entre 52 e 54% do tempo. Para medições feitas no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, o destaque ficou para a Nextel que proporcionou cobertura 4G em 75% do tempo, seguida pela Vivo (71%), Claro (61%), TIM (55%) e Oi (48%). Por apresentar cobertura 4G somente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, os dados da Nextel não estão no gráfico abaixo que representa cobertura nacional.

Cobertura 4G

Velocidade de download 4G

A Vivo foi a operadora com a maior velocidade de download no período de teste, atingindo a média de 15,3 Mbps (unidade normalmente abreviada para mega para fins comerciais). No estudo divulgado anteriormente a Claro possuia a maior velocidade de download com 17,8 Mbps, superando a maioria das operadoras mundiais. No entanto durante essa nova análise a velocidade média de download caiu para 11,36 Mbps.

Velocidade 4G

Velocidade de download 3G

A liderança em velocidade 3G também foi da Vivo com 2,41 Mbps. Porém a diferença entre as três primeiras colocadas, Vivo, TIM e Claro foi bem pequena.

Velocidade 3G

Latência 4G

Se a Vivo foi bem em velocidade, deixou muito a desejar em latência. Latência, que é normalmente medida em milissegundos, é o intervalo de tempo que a rede demora para responder uma solicitação do usuário. Ao digitarmos o endereço de um site por exemplo, há sempre intervalo de tempo necessário para a rede capturar essa demanda e começar a enviar os dados solicitados. A latência é crítica para algumas aplicações, como por exemplo as chamadas de voz por whatsapp, afinal ninguém gosta daquela demora para receber a resposta da pessoa com quem estamos falando. A melhor avaliada nesse período foi a TIM com média de 70,72 ms, enquanto a Vivo foi a última colocada com 192,37 ms.

Latência 4G

Latência 3G

No cenário 3G a melhor latência foi da Nextel com 118,33 ms, com a Vivo em último novamente com 255,58 ms.

Latência 3G

O que achou do desempenho de cada operadora? Aproveite e conheça também nossos comparador de planos de celular pós-pagos.

 

Vivo ultrapassa Claro em velocidade 4G
5 estrelas, 2 votos