NET e Claro não pagarão para transmitir canais abertos

SimbaApós retirar seus canais das maiores operadoras de TV por assinatura, Record, RedeTV e SBT estão enfrentando jogo duro das operadoras. As emissoras pedem uma remuneração para voltarem a transmitir seus canais na TV paga.

 

Para forçar a negociação as emissoras removeram seus sinais da TV paga na Grande São Paulo e Brasília, onde o sinal analógico da TV aberta foi desligado. Desta maneira os consumidores que não possuem antenas e TV preparadas para o sinal digital têm a TV paga como única opção para assistir os canais. Vale lembrar que o desligamento do sinal analógico faz parte do programa de migração para a tecnologia digital, que disponibilizará a frequência do sinal analógico para a expansão da internet 4G no Brasil.

 

NET e Claro são contra

 

Engrossando o coro da operadoras que não querem pagar por canais abertos está José Félix, CEO do grupo que controla NET e Claro Brasil. O executivo ressalta que está aberto à negociações desde que não se refiram à venda de sinal de canais abertos. “Nós sempre estaremos dispostos a negociar. Mas quem mandou tirar os canais de nossa grade de programação foram eles”, afirmou.

 

Tiro no pé

 

Ao retirar os canais da TV paga as emissoras verificaram grande queda na audiência, e com isso maior dificuldade em negociar espaços publicitários. Além nisso vêm enfrentando resistência muito grande das operadoras que se negam a pagar pelos canais. NET e Claro TV parecem seguir o rumo da SKY, que já se posicionou contra qualquer pagamento referente aos canais abertos.  “Nós não vamos pagar para ter canal aberto em nossa programação e não vamos onerar o nosso cliente para isso”, afirmou Felix, ressaltando que o país enfrenta uma grave crise econômica que tem afetado bastante o mercado de TV por assinatura.

 

Andamento das conversas

 

De acordo com o executivo, existe outras opções de acordo com as emissoras de TV. “Elas poderiam colocar o que têm de valor na mesa, como os seus comerciais”, ressaltou. Apesar de citar opções de negociação Felix comentou que as negociações com as emissoras por enquanto estão paradas.

NET e Claro não pagarão para transmitir canais abertos
5 estrelas, 3 votos