Estamos carregando errado a bateria dos smartphones

Carregar smartphoneSim, sabemos que as baterias dos nossos smartphones ficam piores com o tempo e, às vezes, sequer duram um dia inteiro.

 

Porém a culpa também é parcialmente nossa, pois estamos as carregando de maneira errada esse tempo todo.

 

Acostumados às tecnologias antigas, a maioria de nós passou a acreditar que carregar parcialmente causava danos às baterias, sendo melhor carregá-las quando estiverem quase vazias.

 

Nós não podíamos estar mais errados.

 

Um site da empresa de bateria Cadex, chamado Universidade da Bateria (em inglês), explica como as baterias de íon-lítio usadas em nossos smartphones são sensíveis aos estresses de carregamento. E, assim como nós humanos, ao sofrer estresse por períodos prolongados podem ter seu o ciclo de vida reduzido.

 

Se você quer manter a bateria do seu smartphone em ótimas condições e passar o dia sem se preocupar em ficar sem telefone, você precisa saber algumas coisas.

 

Desconecte o carregador quando estiver completamente carregada

 

De acordo com o site, deixar seu telefone carregando quando estiver completamente carregado, como fazemos ao dormir, é ruim para a vida útil da bateria.

 

Uma vez que a bateria do smartphone atinge 100%, ela começa a receber pequenas cargas como se fosse um conta gotas, mantendo-a 100% carregada. Esse tipo de situação mantém a bateria em grande estresse, desgastando a estrutura química interna.

 

O site ainda dá vários detalhes científicos explicando os motivos, mas também resume as conclusões de maneira fácil: “Quando completamente carregada, remova a bateria” do carregador. “É como relaxar os músculos após um exercício intenso”. Lembre-se que você também estaria exausto se malhasse sem parar durante muitas horas.

 

Aliás, tente não carregar até 100%

 

Pelo menos quando você não precisar fazê-lo.

 

De acordo com a Universidade da Bateria, “O Íon-Lítio não precisa ser completamente carregado, nem é desejável que seja. Aliás, é melhor não carregar completamente, porque alta voltagem estressa a bateria” e a desgasta ao longo da vida.

 

Essa dica pode parecer estranha se você está tentando manter seu smartphone carregado o dia todo, mas só conecte no carregador ao longo do dia quando puder, e você estará tranquilo.

 

atirar na bateriaConfirmado, atirar na sua bateria também não ajuda muito!

 

Carregue seu telefone sempre que puder

 

Acontece que as baterias nos nossos smartphones ficarão muito mais felizes se as carregarmos ocasionalmente ao longo do dia, ao invés de conectá-las para um grande carregamento quando estiverem vazias.

 

Carregar seu telefone quando perder 10% de carga seria o cenário ideal, conforme estudos da Universidade da Bateria. Obviamente, não é nada prático para a maioria das pessoas, então basta plugar seu smartphone sempre que puder. Tudo bem carregá-lo diversas vezes por dia.

 

Ao fazermos isso não estaremos apenas mantendo o alto desempenho da bateria por período maior, mas também mantendo-a carregada ao longo do dia.

 

Além disso, carregamentos periódicos permitem utilizar funções que vocês não utilizaria normalmente por consumir demais a bateria, como funções que utilizem o GPS do aparelho.

 

bateria explodindo

 

Não deixe sua bateria ficar esquentadinha

 

Baterias de smartphones são tão sensíveis à temperatura que até mesmo a Apple sugere que você remova a capa do seu iPhone sempre que for carregá-lo. “Se você notar que o seu equipamento fica quente quando estiver carregando, retire a capa antes.” Se você estiver exposto ao sol, mantenha seu telefone na sombra. Isso protegerá a saúde da sua bateria.

 

Fonte: Business Insider

Estamos carregando errado a bateria dos smartphones
3.8 estrelas, 121 votos

  • True Man

    Será que também vale para bateria de carro? Minha chevettera tá difícil de pegar nesse frio.

  • Diogo Machado

    Isso também se aplica a baterias de notebook?

    • Se aplica sim Diogo. Baterias de notebook também são feitas de Íon-Lítio.

  • Dalva Paz Lopes

    Gostaria de saber se posso deixar conectado à tomada o carregador de celular, e o carregador do notebook tb. Obrigada

  • Dalva Paz Lopes

    Quando não estiver carregando o note nem o celular posso deixar ligados os carregadores dos mesmos na tomada ou isto prejudica os carregadores? Obrigada.

    • Oi Dalva. Os carregadores pode ficar na tomada sem problemas

  • T1000

    o artigo original em ingles não fala que você tem que tirar o dispositivo do carregador a noite. Os celulares e notebooks já tem circuitos que se encarregam do processo de carga automaticamente.
    as únicas recomendações que o artigo faz é cuidado com a alta temperatura e não usar o dispositivo intensivamente enquanto ele esta carregando, alias ,recomenda recarregar o dispositivo estando ele desligado. Ao usar notebooks, obviamente isto não é possível, entretanto um bom notebook pode ter circuitos preparados para um tempo longo de carga a 100%.
    Sei disso, pois tenho 2 notebooks, um com 4 e outro com 6 anos de uso, e ambos ainda são plenamente utilizáveis na bateria, perdendo 30% e 60% respectivamente do tempo possível de funcionamento sem tomar qualquer medida especifica para baterias.
    E celular, ja tive um que usei normalmente por 4 anos, sendo carregado sempre a noite, sem necessidade de maiores cuidados.
    Não precisa deste medo todo.
    Este artigo, a meu ver, é direcionado a quem está projetando os circuitos eletrônicos dos dispositivos, não tendo qualquer utilidade para um consumidor comum.

    • Ótimo ponto! Porém há mais artigos da Battery University nos quais há mais informações sobre ciclo de vida de bateria. Quanto aos notebooks, você tem razão, a maioria deles circuitos que interrompem a carga quando estiverem 100% cheios, só voltando a carregar quando a carga cair abaixo de um certo limite.

    • romuloff

      Tb acho que os aparelhos tenham tecnologia embutida pra não danificar a bateria deixando carregando mesmo após carga total. Mas o celular vc carrega com ele desligado sempre?

    • Luiz Guimarães

      Bom, como todos sabemos, os produtos produzidos para serem consumidos nos EUA são superiores aos q vem para nós brasileiros, logo, não duvido muito q esse recurso de proteção de carregamento da bateria seja excluído dos nossos produtos afim de baratea-lo.

    • Edmar Costa Barros

      A questão do barateamento do Luiz Guimarães procede.

  • Joao Filho

    Agora é que fiquei confuso de vez. O que eu sabia sobre baterias de smartphones é que elas têm um ciclo de vida limitada. Cada vez que o celular é colocado para ser carregado é gasto um ciclo de vida. Então recomenda se recarregar o celular somente quando ele estiver próximo de recarregar, pois o usuário poderá usufruir mais da vida útil de suas baterias. Se o usuário fizer como foi proposto no artigo acima, carregar toda vez que o celular perder um pouco de carga, os ciclos de vida da bateria acabaram rapidamente, uma vez que toda vez conectada a tomada e retirada, a bateria assimila como uma ciclo de vida perdido. Vamos supor que uma bateria tenha 400 ciclos de vida. Carregada não a todo instante, ela terá que ser trocada em pouco tempo por uma nova.